Com o intuito de fomentar a relação entre o Sapateado e a criação artística, o Festival Copasetic começou a trabalhar em 2021 com consultoria para criação de projetos.
Formatos: Espetáculo, Show, Mostra Coreográfica & Videodança.
-
Ideia - Como aprofundar sua ideia inicial trazendo materialidade pra ela, através de vivências, imagens, pesquisas e temáticas correlacionadas.
-
Tema - O que espetáculo vai explorar e debater.
-
Estrutura - A espinha dorsal da sua obra: como começa e termina; a ideia de progressão de cada número - no caso de um espetáculo ou show;
-
Definição de um CONCEITO- A concepção pela qual você traduz suas idéias através de recursos visuais ou do próprio sapateado.
- Acompanhamento de todo processo desde o inicio da ideia até o roteiro artístico final, com números de encontros definidos de acordo com a demanda e orçamento.
Consultores Artísticos: Pedro Paulo Bravo e Marcelo Albuquerque.
Maiores Informações: festivalcopasetic@gmail.com
Projetos Realizados:
A Poética do Pé (2007 ) Tap in Concert ( 2020 & 2021 ) Amai ( 2018)
Projeto audiovisual em formato de concerto para homenagear o dia mundial do Sapateado.
Em 2020 contou com o seguinte elenco: Pedro Paulo Bravo, Fefa Moreira, João Sá e o pianista Fernando Biral.
Em 2021 o elenco foram os sapaetadores Derick Jacinto, Dudu Martinz , Giovanna Cruz e Pedro Paulo Bravo. Na narração, Marcelo Albuquerque e no piano Fernando Biral.
Em 2021 além de homenagearmos o compositor George Gerswhin, tivemos uma trilha incidental criada por Tony Lucchesi.
Roteiro: Marcelo Albuquerque
Direção: Pedro Paulo Bravo
A Poética do Pé foi um pocket-show solo que reuniu sapateado, elementos da poesia e fragmentos de texto do universo investigativo de autoras da literatura brasileira. Como protagonista, a sapateadora, mestra e coreógrafa carioca Cintia Martin, também escritora premiada em diversos concursos literários por suas crônicas e poesias.
O espetáculo ficou em cartaz no Café Cultural (RJ) e Sesc Petrópolis. Teve a participação do sapateador Charles Renato e do músico Régis Gonçalves.
Roteiro e Direção:
Marcelo Albuquerque
Um dos trabalhos mais aclamados e premiados de Pedro Paulo Bravo, Amai, propõe uma atmosfera sensível que vai além dos pés. Resultado de um vasto estudo sensorial que engloba cena, personagem, maquiagem e dramaturgia, a obra foi criada para video dança e posteriormente adaptada para os palcos.
Indicada para o Festival internacional de video dança, ao lado de trabalhos da França, México, Argentina e outros países, também foi premiado no Festival de dança de Joinville, considerado o maior festival de dança do mundo.
Direção e Concepção: Pedro Paulo Bravo
Pixinguinha - Diálogos sobre Sons e Sonhos ( 2022)
Pixinguinha - Diálogos sobre Sons e Sonhos une música e sapateado pra debater a ideia do homem como "figura sonora", partindo de um personagem que conta sua trajetória no mundo, tentando entender como somos preenchidos de som e silêncio, como nossas emoções influenciam nossos passos na vida, em cada nota, da voz ao choro, do canto ao riso.
Passeando por músicas consagradas de Pixinguinha como “Carinhoso”, “Rosa” “Benguelê” & “Lamentos”, o espetáculo revela a grandiosidade do compositor que ajudou a construir a música popular brasileira, misturando o estilo de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, europeus e a música negra americana.
O espetáculo faz parte do projeto Tap in Concert, acontecendo em 2022 pela primeira vez de forma presencial e com sua renda de ingressos revertida para bailarinos da Ucrânia.
Roteiro: Marcelo Albuquerque
Direção: Pedro Paulo Bravo
Direção Musical e Pianista: Fernando Biral
Elenco: Bárbara Pardo, Mariana Castro, Nelson Moura, Pedro Sousa & Robson Lima.
Coreografias: Bárbara Pardo, Mariana Castro, Marina Carrijo & Nelson Moura.